Pix tem novas regras de segurança
- Corumbá 'ON'
- há 22 horas
- 2 min de leitura
Banco Central amplia rastreamento e agiliza devolução em casos de fraude
Da Costa Filho | 03 de fevereiro de 2026

Entraram em vigor nesta segunda-feira (2) as novas regras do Pix definidas pelo Banco Central, com foco no reforço do combate a golpes e na devolução mais rápida de valores transferidos de forma indevida.
A principal mudança é a atualização do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que passa a rastrear o dinheiro mesmo quando ele é repassado para outras contas, prática comum em fraudes. A medida pode reduzir em até 40% o sucesso desse tipo de crime.
Com o novo modelo, o MED torna-se obrigatório em todas as instituições financeiras, permite o bloqueio imediato de contas suspeitas e possibilita a contestação diretamente pelo aplicativo do banco. O prazo estimado para devolução é de até 11 dias.
O mecanismo deve ser utilizado apenas em casos de fraude ou falha da instituição financeira e não se aplica a transferências realizadas por erro do próprio usuário.
O que fazer em caso de golpe no Pix
O correntista deve contestar a transação imediatamente pelos canais oficiais do banco. A instituição de origem comunica o banco recebedor em até 30 minutos, e os valores são bloqueados para análise. Se a fraude for confirmada, o dinheiro é devolvido ao cliente; caso contrário, o valor é liberado ao recebedor.
Autoatendimento para contestação
O próprio cliente pode solicitar a devolução do valor diretamente pelo aplicativo do banco, de forma simples, sem necessidade de atendimento presencial ou contato telefônico.
Com informações da Agência Brasil.






Comentários