Sisu 2026 traz inovação: uso das notas de três edições do Enem para inscrição e classificação
- Corumbá 'ON'
- há 3 horas
- 2 min de leitura
Da Costa Filho | 25/10/2025

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2026 anuncia uma novidade inédita: os candidatos poderão utilizar as notas de qualquer uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 ou 2025 — para se inscrever e ser classificados nas vagas ofertadas.
Para a classificação, o Ministério da Educação (MEC) considerará a maior média ponderada entre as notas das edições válidas, alinhada ao curso escolhido pelo candidato. Essa regra única não se aplica aos participantes que tenham feito o Enem na condição de treineiros — aqueles que realizam a prova antes de concluírem o 3º ano do ensino médio.
A novidade está prevista no Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União em 20 de outubro, e disponível também na página oficial do Sisu.
O edital também regulamenta a adesão das instituições públicas de ensino superior ao Sisu 2026. Para aderir, as universidades e faculdades devem ter concluído o preenchimento das vagas da última seleção em que participaram. O período de adesão vai de 27 de outubro a 28 de novembro, e pode ser gerenciado pela plataforma Sisu Gestão, que permite revisões e alterações nas condições de participação.
O que é o Sisu?
O Sisu é o sistema do governo federal que oferece vagas em universidades públicas gratuitamente, com base nos resultados do Enem. Por meio de uma única inscrição, o estudante pode concorrer a vagas em diversas instituições do país, facilitando o acesso ao ensino superior.
Desde 2025, o Sisu passou a ocorrer em uma edição anual única, na qual as instituições disponibilizam vagas para início de cursos tanto no primeiro quanto no segundo semestre letivo.
Em 2025, foram ofertadas 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação distribuídos em 124 instituições públicas de ensino superior. Segundo o MEC, o processo contou com 254,8 mil aprovados, sendo:
128 mil na ampla concorrência,
111 mil em vagas reservadas por cotas,
E 14 mil em ações afirmativas específicas das instituições.
Essa atualização no Sisu amplia as chances dos candidatos, ao permitir que usem a melhor nota obtida em uma das três últimas edições do Enem para sua inscrição e classificação.
Com informações da Agência Brasil.
Siga nossa página nas redes sociais: https://www.facebook.com/profile.php?id=61578407435941&locale=pt_BR






Comentários