top of page

Senai de Corumbá pode ser fechado por "baixa procura" de cursos, anuncia Fiems

  • Foto do escritor: Corumbá 'ON'
    Corumbá 'ON'
  • 14 de ago.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de ago.

A unidade do Senai em Corumbá completou 50 anos em 2025


Diarioonline em 13 de Agosto de 2025

Grupo de pessoas em frente ao SENAI
Imagem: reprodução

A assessoria de imprensa da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul informou nesta quarta-feira (13), que a Fiems avalia o fechamento da unidade do Senai em Corumbá.


"O motivo é a baixa demanda por cursos de qualificação profissional. Embora tenha capacidade para atender 2 mil alunos, a unidade conta atualmente com apenas 860 matriculados", diz a nota, que cita que "o cenário chama atenção por contrastar com a realidade vivida por Mato Grosso do Sul, que registra pleno emprego e enfrenta dificuldade para encontrar mão de obra qualificada, especialmente diante da chegada de novos investimentos industriais ao Estado."


Ainda de acordo com a assessoria, o projeto de reestruturação do Senai foi apresentado ao presidente da Fiems, Sérgio Longen, na terça-feira (12).


A proposta prevê o encerramento das atividades da unidade de Corumbá como parte de uma estratégia para "concentrar recursos em unidades do Estado que apresentam melhor desempenho".

Alunos em sala de informática realizando atividades.
Imagem: reprodução

"Diante desse quadro, a Fiems também decidiu cancelar a edição do Ação Cidadania no município, que estava prevista para acontecer no dia 13 de setembro deste ano, bem como a abertura da praça poliesportiva localizada entre os prédios do Sesi e do Senai."


"Um anúncio oficial sobre os cancelamentos deverá ser feito nos próximos dias. Até o momento, as atividades do Senai em Corumbá permanecem sem previsão de alteração", encerra a nota.


O Diário entrou em contato com a assessoria de comunicação da Fiems, em Campo Grande, e solicitou entrevista, mas foi ratificado que anúncio oficial será feito posteriormente. O presidente da Federação, Sérgio Longen, está em missão internacional, na Ásia.


Também procurado por este Diário, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, André Campos, disse que, caso se concretize, o primeiro impacto vai ser com relação aos empregos gerados.


"Com o fechamento dessa unidade, vão fechar algumas vagas de trabalho, que vão impactar no comércio, no cotidiano do município. E aí, afeta também a parte do treinamento, da qualificação, principalmente nas áreas de mineração, de mecânica, nas áreas que têm comércio com uma demanda aquecida. É um prejuízo muito grande para o fortalecimento da mão de obra local", afirmou.

Prédio moderno e antigo: contraste arquitetônico
Imagem: reprodução

Cinco décadas de atuação em Corumbá


O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), foi estruturado em Corumbá em 1974 e o primeiro curso iniciou em 1975, este ano, portanto, em outubro, completa 51 anos de atuação na região.


Os cursos, ofertados hoje, são direcionados à mineração, à área de administração, metal mecânica, automação industrial, segurança do trabalho, eletromecânica, eletrotécnica, manutenção automotiva, entre outros.


A reportagem apurou que o número de matriculados é maior que o informado pela assessoria da Fiems e, além disso, o Senai tem parcerias com várias empresas, inclusive com setor da mineração e com a Prefeitura de Ladário, cidade vizinha, para a qualificação profissional na habilitação técnica e na formação de aprendizes em diversas áreas.


Ainda de acordo com a apuração do jornal, a taxa de empregabilidade de pessoas formadas pelo Senai é de 85% na indústria.



Comentários


(00) 0000-0000

Contato/WhatsApp: (67) 99180- 2048

 Corumbá, Mato Grosso do Sul, CEP: 79300-000, Brasil 

  • Facebook
  • Instagram
  • X
  • TikTok

Conectando Você às Últimas Notícias

 

​© 2025 by CORUMBAON.COM.BR – Responsável: C. Gomes Costa (Da Costa Filho) - DRT:161/MS, graduando em Letras e graduado em Pedagogia. MEI – (atividade principal, CNAE 5812-3/01). CNPJ abreviado: 61../0001-**. O domínio está registrado em nome do editor como pessoa física. A responsabilidade por textos assinados é de seus respectivos autores, e a opinião deles não representa, necessariamente, a do site. Todos os direitos reservados. Powered and secured by Wix.

 

bottom of page