Operação da PF mira golpe com cartões em caixas eletrônicos de Campo Grande
- Corumbá 'ON'
- 8 de jan.
- 1 min de leitura
Suspeito é investigado por instalar dispositivos ilegais e induzir clientes a fornecer dados a uma falsa central
Da Costa Filho
8 de janeiro de 2026

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 8, uma operação para combater fraudes bancárias em Campo Grande (MS). A ação tem como foco um esquema que utilizava equipamentos clandestinos em caixas eletrônicos para reter cartões de clientes e direcioná-los a um falso serviço de atendimento.
Batizada de Central Fake, a operação cumpriu, na manhã de hoje, mandado de busca e apreensão e de prisão preventiva contra o principal investigado. Conforme a PF, o suspeito teria adulterado terminais de autoatendimento de uma agência da Caixa Econômica Federal situada na região central da capital.
Os dispositivos instalados impediam a liberação do cartão após a operação bancária. Diante do problema, as vítimas eram orientadas a entrar em contato com a central da instituição. No entanto, nos caixas adulterados, havia adesivos com o telefone de uma suposta central, que, na prática, era controlada pelos criminosos.
Ao ligar para o número indicado, os usuários acabavam fornecendo senhas e informações pessoais, acreditando estar falando com o atendimento oficial do banco. Com esses dados, os fraudadores conseguiam acesso às contas.
Segundo a Polícia Federal, as diligências realizadas nesta quinta-feira buscam aprofundar as investigações, reunir provas e identificar possíveis outros envolvidos no esquema. A identidade do suspeito preso não foi divulgada.
Em casos como esse, é fundamental que o cliente confirme os números oficiais da central de atendimento do banco antes de realizar qualquer ligação.
Com informações da PF de MS.






Comentários