MS reforça vacinação contra sarampo com “dose zero” para bebês
- Corumbá 'ON'
- 12 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: 30 de ago.
Por Da Costa Filho

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), iniciou a aplicação da “dose zero” da vacina contra o sarampo em crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias.
A medida, que segue uma recomendação do Ministério da Saúde, busca reforçar a proteção da faixa etária mais vulnerável, especialmente devido ao risco de reintrodução do vírus por áreas de fronteira.
Essa dose extra não substitui as vacinas de rotina, aplicadas aos 12 e 15 meses, e será oferecida em todos os municípios do estado, com maior foco em regiões de fronteira.
Além disso, a Nota Técnica nº 49/2025-DPNI/SVSA/MS, que orienta a medida, recomenda:
Atualização do esquema vacinal para adolescentes, jovens e adultos, com atenção especial para pessoas que vieram de outros países.
Imunização específica para pessoas com alergia à proteína do leite de vaca (APLV), que receberão vacinas sem o componente alergênico.
De acordo com Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES, essa estratégia é fundamental para criar uma barreira imunológica e proteger os bebês que estão em fase de maior vulnerabilidade.
Estratégia em áreas de fronteira
Devido ao avanço do sarampo na Bolívia, o estado de Mato Grosso do Sul passou a participar de reuniões semanais com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e o Ministério da Saúde para coordenar ações de contenção nas regiões de fronteira.
Desde a confirmação dos primeiros casos no país vizinho, a SES intensificou ações em Corumbá e Ladário, incluindo bloqueios vacinais, campanhas de imunização e busca por casos suspeitos.
Com informações da Agência de Notícias da Secom MS.
Comentários