Mato Grosso do Sul lança campanha emergencial contra o sarampo
- Corumbá 'ON'
- 19 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: 30 de ago.
Da Costa Filho em 19/08/2025

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul anunciou uma campanha emergencial de intensificação da vacinação contra o sarampo em todo o estado.
A medida, oficializada pela Nota Técnica nº 05/2025, visa conter a possível reintrodução do vírus, impulsionada pelo aumento de casos em países vizinhos, como Bolívia e Paraguai.
A Bolívia já registrou 269 casos confirmados, levando à declaração de emergência de saúde pública, enquanto o Paraguai também tem notificações da doença.
Diante desse cenário de alerta, a campanha “MS Vacina Mais: Sarampo” será realizada de 18 a 31 de agosto de 2025, com um Dia D de mobilização agendado para o sábado, 30 de agosto, abrangendo os 79 municípios sul-mato-grossenses.O protocolo da campanha inclui a aplicação da dose zero para bebês de 6 a 11 meses.
Além disso, a vacinação será seletiva para pessoas de 12 meses a 59 anos que não possuem histórico vacinal ou que estão com o esquema de imunização incompleto."O objetivo é interromper qualquer possibilidade de transmissão, vacinando o público-alvo no menor tempo possível, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade", destaca a nota emitida pela SES.
Até a semana epidemiológica 32, Mato Grosso do Sul contabilizava 29 casos suspeitos de sarampo, dos quais 25 já foram descartados e 4 permanecem sob investigação, ressaltando a importância da ação preventiva para proteger a população.
(Agência de Notícias da Secom MS.)






Comentários