Fumacê será intensificado em bairros de Corumbá nesta semana
- Corumbá 'ON'
- há 4 horas
- 2 min de leitura
Ação preventiva antecede o Carnaval e prioriza bairros com maior risco
Da Costa Filho
9 de fevereiro de 2026

A partir desta terça-feira, 10 de fevereiro, carros fumacê começam a circular por diferentes regiões de Corumbá como parte do reforço no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
A ação consiste na aplicação de inseticida por meio de veículos equipados, atingindo principalmente o mosquito adulto. O procedimento será repetido três vezes nas mesmas áreas, estratégia usada para ampliar a eficácia da redução do vetor. Mesmo assim, o fumacê atua apenas como apoio às medidas de prevenção do dia a dia.
O reforço ocorre em razão da confirmação, em 2026, da circulação do vírus da dengue sorotipo 3 e do vírus da zika no município. Outro fator considerado é a proximidade do Carnaval, período em que há maior circulação de pessoas, o que aumenta o risco de transmissão das doenças.
Como e quando o fumacê será aplicado
A aplicação será realizada ao longo desta semana, sempre em dois períodos. Pela manhã, o fumacê passa das 4h às 8h. No período da tarde e início da noite, a ação ocorre das 16h às 21h, horários escolhidos por serem os de maior atividade do mosquito.
Ao todo, 324 quarteirões serão atendidos, concentrados nos bairros com maior incidência do Aedes aegypti. No bairro Guatós, a cobertura será de 124 quarteirões. Nova Corumbá, serão 105. A Popular Velha terá 55 quarteirões atendidos. Já a região central da cidade, especialmente no perímetro do Carnaval, contará com aplicação em 40 quarteirões.
Cronograma de aplicação
10 de fevereiro
Centro no período da manhã
Nova Corumbá no período da tarde
11 de fevereiro
Centro no período da manhã
Popular Velha no período da tarde
12 de fevereiro
Centro no período da manhã
Guatós no período da tarde
13 de fevereiro
Nova Corumbá no período da manhã
Popular Velha no período da tarde
14 de fevereiro
Guatós no período da manhã
Nova Corumbá no período da tarde
15 de fevereiro
Popular Velha no período da manhã
Guatós no período da tarde
Mesmo com a passagem do fumacê, o controle do mosquito depende principalmente da colaboração da população. A orientação é eliminar recipientes que acumulam água, manter quintais e áreas externas limpos e descartar o lixo corretamente. Essas ações simples reduzem os focos do mosquito e ajudam a prevenir novos casos de dengue, zika e chikungunya.
Com informações da PMC.






Comentários