top of page

Eloize Cáceres Duarte, jovem pesquisadora corumbaense, será representante do Pantanal na COP-30

  • Foto do escritor: Corumbá 'ON'
    Corumbá 'ON'
  • 3 de out.
  • 2 min de leitura

Da Costa Filho em 03/10/2025

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

A estudante de Ciências Biológicas da UFMS, Eloize Cáceres Duarte, de 19 anos, foi escolhida para integrar a delegação que representará o bioma Pantanal na 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudança do Clima (COP-30), a ser realizada em Belém (PA) em 2025. Eloize destacou-se entre mais de 100 jovens ativistas na Plenária Preparatória das Juventudes dos Biomas, em Campo Grande, sendo a candidata mais votada pela região pantaneira.


Formada pela Cidade Dom Bosco, instituição socioassistencial com 64 anos de atuação em Corumbá, Eloize participou de diversos programas educacionais e comunitários, como o Programa Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF), oficinas de Libras e atividades da Jornada Salesiana. Sua trajetória também inclui representação da juventude local durante visita de liderança salesiana, reforçando sua voz na comunidade.

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

Na área acadêmica, Eloize investe em pesquisas sobre microbiologia e práticas agrícolas sustentáveis focadas nas peculiaridades do Pantanal. Sua investigação atual analisa o papel dos microrganismos regionais no crescimento de plantas, com o objetivo de contribuir para alternativas à agricultura familiar, enfrentando os desafios do modelo predominante do agronegócio.


A espiritualidade salesiana foi fundamental em sua jornada, especialmente para superar a ansiedade do vestibular da UFMS, quando encontrou força nas orações e celebrações de sua comunidade. “Guardo até hoje a medalha da novena de São João Bosco, que representou paz e motivação para seguir na ciência”, lembra Eloize.


Para ela, a participação na COP-30 representa não apenas um sonho pessoal, mas uma oportunidade de levar a voz das comunidades pantaneiras ao debate global, mostrando que os jovens da região promovem ciência, representatividade e compromisso com um futuro sustentável.


Fernando Melgar, coordenador da Cidade Dom Bosco, ressalta que Eloize simboliza a missão transformadora da instituição: “quando investimos em nossos jovens, eles podem ocupar qualquer espaço e transformar realidades”.


Com informações do Diarioonline.


Comentários


(00) 0000-0000

Contato/WhatsApp: (67) 99180- 2048

 Corumbá, Mato Grosso do Sul, CEP: 79300-000, Brasil 

  • Facebook
  • Instagram
  • X
  • TikTok

Conectando Você às Últimas Notícias

 

​© 2025 by CORUMBAON.COM.BR – Responsável: C. Gomes Costa (Da Costa Filho) - DRT:161/MS, graduando em Letras e graduado em Pedagogia. MEI – (atividade principal, CNAE 5812-3/01). CNPJ abreviado: 61../0001-**. O domínio está registrado em nome do editor como pessoa física. A responsabilidade por textos assinados é de seus respectivos autores, e a opinião deles não representa, necessariamente, a do site. Todos os direitos reservados. Powered and secured by Wix.

 

bottom of page