Corumbá reforça atendimento de urgência após avanço da Influenza A (H3)
- Corumbá 'ON'
- 20 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
Testagem foi ampliada e população é orientada a redobrar cuidados
Da Costa Filho
20 de dezembro de 2025

A Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá emitiu alerta devido ao aumento da circulação do vírus Influenza A (H3) no município. O informe foi divulgado pela Vigilância em Saúde em conjunto com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, o CIEVS Fronteira.
Para garantir assistência durante o período de fim de ano, o município vai reforçar as equipes do Pronto-Socorro Municipal e da Unidade de Pronto Atendimento nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro, além de 1º e 2 de janeiro, quando as unidades básicas de saúde estarão fechadas. A Secretaria também ampliou a testagem de casos suspeitos para identificação precoce do vírus.
A Influenza A (H3) é altamente transmissível e pode causar quadros leves ou graves, principalmente entre idosos, crianças menores de cinco anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos. Segundo a Vigilância em Saúde, não há vacina específica para essa subtipagem.
O monitoramento epidemiológico é realizado semanalmente pelo Programa Unidade Sentinela, com coletas no Pronto-Socorro Municipal às quartas e quintas-feiras, permitindo identificar vírus respiratórios em circulação, como Influenza e Covid-19.
A transmissão ocorre por gotículas respiratórias e contato com superfícies contaminadas. Os principais sintomas incluem febre súbita, tosse, dor de garganta, coriza, dores no corpo e na cabeça, cansaço intenso e calafrios. Em casos graves, pode haver dificuldade respiratória.
O CIEVS orienta o uso de máscaras em unidades de saúde, higienização frequente das mãos, ambientes ventilados e a busca por atendimento médico em caso de sintomas gripais.
Com informações da Ascom/PMC.






Comentários