Carnaval 2026: Império do Morro aposta nos sonhos e Estação Primeira exalta raízes africanas
- Corumbá 'ON'
- há 18 horas
- 2 min de leitura
Da Costa Filho
11 de fevereiro de 2026
Império do Morro

Atual campeã do Carnaval corumbaense, a Império do Morro retorna à avenida General Rondon para defender o título conquistado em 2024, já que em 2025 não houve competição em razão das chuvas. A escola aposta no samba-enredo “Entre Devaneios e Mistérios – A vida é um sonho”, que propõe uma viagem pelo universo da mente humana, entre sonhos, imaginação e escapismos criados pelo subconsciente.
A narrativa do desfile acompanha um personagem que adormece e, guiado por Morfeu, percorre cenários simbólicos como brincadeiras de infância, parques e circos. De acordo com o carnavalesco Manoelzinho, a proposta é apresentar um espetáculo leve, sem abrir mão do luxo e do brilho, com fantasias confortáveis e alegorias mais compactas para garantir harmonia visual.
A escola levará para a avenida mais de 700 componentes, distribuídos em 19 alas, além de cinco carros alegóricos, sendo dois com 10 metros de comprimento. A bateria contará com 120 ritmistas. A Império do Morro será a terceira agremiação a desfilar na noite de 16 de fevereiro.
Estação Primeira do Pantanal

A Estação Primeira do Pantanal será a segunda escola a se apresentar na noite de 16 de fevereiro. Com as cores vermelha, branca e amarela (2026), a agremiação levará para a avenida o enredo “Entrelaços: heranças ancestrais”, inspirado na ancestralidade e na cultura do povo africano.
Segundo o carnavalesco Marcus Rorras, o desfile irá destacar influências africanas presentes no cotidiano brasileiro, como costumes, linguagem, culinária e valores culturais, mostrando a conexão entre passado e presente. Mesmo sendo um tema recorrente no Carnaval, a escola promete uma abordagem diferenciada, com cuidado estético, fantasias bem acabadas e alegorias de impacto.
Para o Carnaval 2026, a Estação Primeira contará com cerca de 800 componentes, divididos em 14 alas, além de quatro carros alegóricos, apostando em um desfile de forte impacto cultural e visual na passarela do samba.
Com informações do Diarioonline.






Comentários